2. Medula espinal e nervos espinais

Vinicius Silveira & Igor Richardson

1. Sobre a medula espinal, assinale a incorreta

a) A medula espinal localiza-se no canal vertebral e mantém comunicação com diversas partes do corpo, contribuindo assim para um amplo direcionamento de estímulos e para a correta realização dos movimentos.

b) Os estímulos externos são captados por receptores e, por meio do sistema ascendente, chegam ao nível cortical.

c) A eferência diz respeito ao sinal transmitido para as funções motoras musculares, viscerais, entre outros. Esse fato caracteriza-se pela ação do sistema descendente.

d) A medula espinal termina ao nível de vértebras sacrais, se estendendo por todo o canal vertebral.

2. João Pedro, 36 anos, realizou o exame do líquido cefalorraquidiano onde o líquor foi retirado logo inferiormente à II vértebra lombar. Por que esse local seria mais adequado para retirada do líquido? Comente sobre a diferença do número de vértebras e do crescimento da medula espinal.

3. As intumescências cervical e lombossacral formam a medula espinal. São a partir dessas estruturas que emergem os plexos mais importantes do nosso corpo. De qual parte da medula partem os filamentos radiculares que posteriormente formam os nervos? Qual o nome desses plexos e a importância anatômica de se conhecer a localidade deles?

4. Assinale a alternativa correta referente à medula espinal.

a) São 31 pares de nervos espinais, 8 cervicais, 12 torácicos, 5 lombares, 5 sacrais e 1 coccígeo.

b) São 30 pares de nervos espinais, 7 cervicais, 12 torácicos, 5 lombares, 5 sacrais e 1 coccígeo.

c) São 28 pares de nervos espinais, 8 cervicais, 12 torácicos, 5 lombares, 2 sacrais e 1 coccígeo.

d) São 33 pares de nervos espinais, 7 cervicais, 12 torácicos, 5 lombares, 5 sacrais e 4 coccígeo.

5. Ao seccionar a medula espinal transversalmente, observa-se a presença de uma estrutura com formato de letra “H”. Sobre tal estrutura, assinale a alternativa correta.

a) É formado por substância branca, contendo fibras de neurônios que compõe apenas vias eferentes para movimentação da musculatura estriada esquelética.

b) É formado por substância cinzenta, contendo corpos de neurônios que compõem tanto vias eferentes como aferentes.

c) É formado por substância branca, contendo fibras de neurônios que compõe tanto vias eferentes como aferentes.

d) É formado por substância cinzenta, contendo corpos de neurônios que compõe apenas vias eferentes para movimentação da musculatura estriada esquelética.

e) É formado por substância cinzenta, contendo fibras de neurônios que vão dar origem ao nervos espinhais.

6. A medula espinal possui características anatômicas importantes que refletem no funcionamento de seus neurônios. Diversas vias chegam e saem da medula espinal e é extremamente necessário a compreendsão da sua morfologia. Assinale a alternativa correta sobre a medula espinal:

a) O funículo posterior da medula é composto pelos fascículos grácil e cuneiforme, separados um do outro pelo sulco lateral posterior.

b) A comissura branca da medula espinal é um ponto de cruzamento de fibras.

c) Anteriormente a medula espinal é composta 3 sulcos: dois laterais e um mediano.

d) A medula espinal se contínua superiormente com o bulbo e interiormente termina em uma estrutura triangular chamada de cauda equina.

7. Todo sistema nervoso central é envolvido por membranas fibrosas chamadas de meninges, assim, a medula também apresenta essas estruturas que exercem importantes funções. Sobre essas estruturas, responda a a seguir:

a) Quais meninges envolvem a medula espinhal?

b) Quais são suas funções?

8. O líquido cefalorraquidiano (líquor) é um importante fluido que compõe a medula espinal. Possui íntima relação com uma região delimitada entre duas meninges. Além disso, há um prolongamento importante para a fixação da medula, que surge de uma das meninges. Assinale a  alternativa que corresponde ao local onde circula o líquor e o prolongamento referido, respectivamente.

a) Subaracnoide e cauda equina.

b) Subdural e cone medular.

c) Subdural e cauda equina.

d) Subaracnoide e filamento terminal.