Vinícius Silveira & Igor Richardson
1- Anatomicamente a cavidade nasal é dividida em duas câmaras. Que estrutura garante essa divisão e por quais outras estruturas ela é formada?
Observe a imagem e as estruturas apontadas e enumeradas:

2- Quais estruturas anatômicas estão sendo apontadas (linhas pretas) na peça? Quais suas funções?
3- Com relação às estruturas enumeradas (1 a 4) na peça anatômica, identifique e nomeie cada uma delas.
A laringe é um tubo curto situado anteriormente a faringe e de grande importância para o sistema respiratório. Sobre este órgão, responda as questões 4 e 5
4- Assinale a alternativa correta:
a) Continua-se inferiormente com a bifurcação que dá origem aos brônquios direito e esquerdo.
b) Permite a fonação.
c) Possui duas pregas: vocal e vestibular. Entre estas pregas pode-se encontrar o vestíbulo da laringe.
d) O ventrículo da laringe localiza-se abaixo da prega vestibular.
5- São cartilagens da laringe, exceto:
a) Tireóidea.
b) Cricóidea.
c) Aritenóidea.
d) Epiglótica.
e) Infraglótica.
Criança, 10 anos de idade, sexo feminino, é levada ao pronto socorro pela família. A criança apresenta cansaço, febre e tosse seca persistente. Ao ser encaminhada para o exame de broncoscopia, foi identificado a presença de um corpo estranho, esférico, nas vias aéreas da paciente, no qual um dos brônquios foi acometido. Família confirma constante contato da criança com bolas de gude. Responda as questões 6 e 7.
6- Com seus conhecimentos em anatomia, explique qual dos brônquios da paciente tem maior probabilidade de aprisionar o corpo estranho.
7- Pode-se dizer que a paciente teve um acometimento de:
a) Vias aéreas superiores.
b) Vias aéreas inferiores.
c) Vias aéreas respiratórias.
d) Vias aéreas de troca de gases.
Os ossos pneumáticos são denominados desta forma pois concentram cavidades que percorrem ar levando a algumas vantagens biológicas. Com base nessa afirmação, responda:
8- Quais os principais ossos pneumáticos que tem comunicação com o sistema respiratório?
9- Comente sobre as vantagens biológicas citadas anteriormente.
10- As imagens abaixo demonstram um corte coronal e sagital. Quais ossos pneumáticos são possíveis de se visualizar em cada uma das secções?
11- A atelectasia é uma disfunção alveolar caracterizada pelo colabamento dos alvéolos pulmonares. Estas estruturas internas do pulmão são de extrema importância para a troca gasosa entre o meio interno e externo. Assinale a alternativa que não corresponde às funções do sistema respiratório
a) A nível dos capilares, troca de oxigênio pelo gás carbônico, derivado do metabolismo celular.
b) Fonação, relacionada às pregas vocais.
c) Regulação do PH sanguíneo, mediante receptores localizados principalmente no tronco encefálico.
d) Olfação, mediante o nervo olfatório, que contém receptores acima da concha nasal superior.
e) Distribuição de nutrientes aos tecidos, visto que faz comunicação com o sistema cardiovascular pelos capilares.
12- A pandemia do novo coronavírus despertou a curiosidade sobre os cuidados com o sistema respiratório. O conhecimento anatômico de suas estruturas é de grande relevância tanto para a prevenção da doença como para o entendimento da ação do vírus em nosso corpo. Dito isso, quais seriam as principais diferenças estruturais entre os pulmões direito e esquerdo?

13- O pneumotórax se caracteriza pela presença de ar entre as pleuras pulmonares, como é demonstrado na imagem de raio X abaixo. Nota-se uma apresentação esbranquiçada em regiões pulmonares, o que define alterações na função respiratória significativas para manutenção da respiração. Com base nessas afirmações, assinale a alternativa correta sobre a função das pleuras:

a) Existem duas membranas pleurais que se tocam sem interferência de substâncias e, assim, recobrem os pulmões favorecendo a mecânica respiratória.
b) Entre as pleuras, visualiza-se um líquido que tem função similar ao líquido pericárdico, garantindo uma diminuição do atrito e favorecendo a mecânica respiratória.
c) As pleuras pulmonares possuem uma única membrana que reveste os pulmões e, para diminuir o atrito, mantém um líquido localizado entre a pleura e o pulmão, possibilitando menos atrito na mecânica respiratória.
d) As pleuras existem somente para proteção pulmonar e não tem relação com a mecânica respiratória.
14- Conseguimos controlar a nossa respiração até determinado ponto, onde o nosso corpo reage para manutenção dos níveis de oxigênio no organismo. Dessa forma, tem-se uma atuação muscular conjunta da musculatura estriada esquelética para favorecer a inspiração e expansão da caixa torácica. Sobre os músculos respiratórios, assinale a incorreta.
a) Os principais músculos respiratórios são: o diafragma e o intercostal externo.
b) Em situações que exigem maior esforço respiratório, o músculo intercostal interno é recrutado auxiliando na expiração.
c) Existem músculos acessórios na respiração, entre eles o esternocleidomastóideo, responsável pela elevação da caixa torácica e consequente inspiração.
d) Os músculos intercostais e o diafragma atuam em conjunto na respiração não forçada, mantendo um mecanismo respiratório ideal ao organismo.