29. Músculos do tórax

Maria Tallitha Martins da Silva¹

¹Acadêmica em Fisioterapia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, monitora de Anatomia Humana da área V

O tórax é uma região que abriga órgãos e estruturas vitais como o coração, pulmões, esôfago, traquéia, vasos sanguíneos;  tendo um arcabouço ósseo constituído pelas costelas (XII pares) e por suas respectivas cartilagens costais, assim como pelo esterno e por XII vértebras torácicas. Músculos situados extrinsecamente na caixa torácica relacionam-se com a movimentação da cintura escapular e, intrinsecamente, promovem o movimento das costelas e dessa forma participam ativamente da mecânica da respiração.

A musculatura do tórax é subdividida em músculos da parede anterolateral – peitoral maior, peitoral menor, subclávio e serrátil anterior; e os  músculos da região costal – intercostais internos, intercostais externos, subcostais, levantadores das costelas e transverso do tórax. Além desses, o músculo diafragma é muito importante para o processo da inspiração e forma parede inferior da caixa torácica, separando-a do abdômen. No esquema abaixo estão apresentados os diversos músculos das divisões supracitadas.

Este roteiro tem como objetivo principal abordar de forma esquematizada e por meio de tabelas a musculatura do tórax, evidenciando suas ações, origens, inserções e inervação. Para um estudo mais aprofundado sobre o assunto consulte o E-book “Guia ilustrado de Anatomia Humana para o aparelho locomotor” e outras literaturas mais relevantes para o tema em questão.

Fig.1 Músculos do tórax. Fonte: Autoria própria.
Tabela 1. Músculo da parede anterolateral do tórax. Fonte: autoria própria
Tabela 2. Músculos da região costal do tórax. Fonte: autoria própria.

Referências:

ABREU, Bento G. A et al.. Guia Ilustrado de Anatomia Humana para o aparelho locomotor. EDUFRN. Natal, 2018.

TORTORA, G. J. Princípios de anatomia humana. 12ª. edição. Guanabara Koogan. Rio de Janeiro, 2013.⁣⁣

MOORE, Keith L. Anatomia Orientada para Clínica. 7. Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014.