
Maria Tallitha Martins da Silva¹
¹Acadêmica em Fisioterapia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, monitora de Anatomia Humana da área V
O tórax é uma região que abriga órgãos e estruturas vitais como o coração, pulmões, esôfago, traquéia, vasos sanguíneos; tendo um arcabouço ósseo constituído pelas costelas (XII pares) e por suas respectivas cartilagens costais, assim como pelo esterno e por XII vértebras torácicas. Músculos situados extrinsecamente na caixa torácica relacionam-se com a movimentação da cintura escapular e, intrinsecamente, promovem o movimento das costelas e dessa forma participam ativamente da mecânica da respiração.
A musculatura do tórax é subdividida em músculos da parede anterolateral – peitoral maior, peitoral menor, subclávio e serrátil anterior; e os músculos da região costal – intercostais internos, intercostais externos, subcostais, levantadores das costelas e transverso do tórax. Além desses, o músculo diafragma é muito importante para o processo da inspiração e forma parede inferior da caixa torácica, separando-a do abdômen. No esquema abaixo estão apresentados os diversos músculos das divisões supracitadas.
Este roteiro tem como objetivo principal abordar de forma esquematizada e por meio de tabelas a musculatura do tórax, evidenciando suas ações, origens, inserções e inervação. Para um estudo mais aprofundado sobre o assunto consulte o E-book “Guia ilustrado de Anatomia Humana para o aparelho locomotor” e outras literaturas mais relevantes para o tema em questão.



Referências:
ABREU, Bento G. A et al.. Guia Ilustrado de Anatomia Humana para o aparelho locomotor. EDUFRN. Natal, 2018.
TORTORA, G. J. Princípios de anatomia humana. 12ª. edição. Guanabara Koogan. Rio de Janeiro, 2013.
MOORE, Keith L. Anatomia Orientada para Clínica. 7. Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014.