Os nervos espinais formam a parte do Sistema Nervoso Periférico (SNP) que comunica a medula espinal às estruturas do tronco, membros, partes da cabeça e do pescoço. Estão distribuídos de acordo com a região da coluna vertebral em que se localizam, sendo 8 cervicais, 12 torácicos, 5 lombares, 5 sacrais e 1 coccígeo, o que totaliza 31 nervos.
A formação desses nervos ocorre pela união de duas raízes nervosas que partem da medula espinal, uma ventral contendo fibras nervosas motoras e outra dorsal contendo fibras nervosas sensitivas. Após a junção das raízes os nervos separam-se em ramos ventrais e dorsais. Os ramos dorsais geralmente não se anastomosam e distribuem-se às regiões circunvizinhas à coluna vertebral, os ramos ventrais anastomosam-se abundantemente constituindo os plexos, com exceção dos nervos torácicos.
Nervos Espinais
Raiz ventral: Origina-se da superfície anterior da medula espinal, contem axônios de neurônios sensitivos.
Raiz dorsal: Origina-se da superfície posterior da medula espinal, contem axônios de neurônios motores.
Gânglio espinal: Estrutura que abriga os corpos dos neurônios sensitivos das raizes nervosas dorsais.
Plexo Cervical: Composto pelas raízes ventrais de C1 a C4. Inerva alguns músculos do pescoço, diafragma, áreas da pele na cabeça, pescoço e tórax.
Nervo occipital menor: Formado pelo ramo de C2. Sensitivo para a cútis da região posterior ao pavilhão da orelha.
Nervo auricular magno: Formado pelos ramos de C2 e C3. Sensitivo para a cútis sobre as regiões da glândula parótida, do processo mastóideo e do dorso do pavilhão da orelha.
Nervo transverso do pescoço: Formado pelos ramos de C2 e C3. Sensitivo para a cútis da região ântero-leteral do pescoço, até a parte inferior do esterno.
Nervos supraclaviculares mediais: Formado pelos ramos de C3 e C4. Sensitivos para a cútis até a linha mediana, parte inferior da segunda costela e a articulação esternoclavicular.
Nervos supraclaviculares intermédios: Sensitivos para a cútis sobre os músculos peitoral maior e deltóide ao longo do nível da segunda costela.
Nervos supraclaviculares laterais: Sensitivos papa a cútis das partes superiores e posteriores do ombro.
Ramos profundos do plexo cervical: Fibras motoras que inervam músculos ântero-laterais do pescoço e o músculo diafragma.
Alça Cervical: Formada pelos ramos de C2 e C3. Inerva os músculos Infra-hióideos.
Nervo Frênico: Formado pelos ramos de C3,C4 e C5. Inerva o músculo diafragma.
Plexo Braquial: Formado pelos ramos ventrais de C5 a T1. Fornece os nervos que vão ao membro superior.
Tronco superior: Formado pela anastomose das raízes ventrais de C5 C6.
Tronco médio: Formado pela raiz ventral de C7.
Tronco inferior: Formado pela anastomose das raízes ventrais de C8 e T1.
Fascículo lateral: Formado pela fusão dos ramos anteriores dos troncos superior e médio.
Fascículo medial: Formado pelo ramo anterior do tronco inferior.
Fascículo posterior: Formado pela fusão dos três ramos posteriores provenientes dos troncos.
Nervos para os músculos escalenos e longo do pescoço: Formado pelos ramos de C5,C6,C7 e C8. Inervam os músculos escalenos e longo do pescoço.
Nervo dorsal da escápula: Formado pelo ramo de C5. Inerva os músculos levantador da escápula e romboide.
Nervo torácico longo: Formado pelos ramos de C5, C6 e C7. Inerva o músculo serrátil anterior.
Nervo do músculo subclávio: Formado pelos ramos de C5 e C6. Inerva o músculo subclávio.
Nervo supraescapular: Formado pelos ramos de C5 e C6. Inerva os músculos supraespinal e infraespinal.
Nervo Peitoral lateral: Formado pelos ramos de C5, C6 e C7. Inerva a face profunda do músculo peitoral maior.
Nervo Peitoral medial: Formado pelos ramos de C8 e T1. Inerva os músculos peitoral maior e peitoral menor.
Nervo subescapular superior: Formado pelos ramos de C5 e C6. Inerva o músculo subescapular.
Nervo toracodorsal: Formado pelos ramos de C6, C7 e C8. Inerva o músculo latíssimo do dorso.
Nervo subescapular inferior: Formado pelos ramos de C5 e C6. Inerva os músculos subescapular e redondo maior.
Nervo axilar (circunflexo): Formado a partir da divisão do fascículo posterior do plexo braquial. Motor para os músculos deltoide e redondo menor. Sensitivo para a cútis da região do músculo deltoide.
Nervo musculocutâneo: Formado a partir da divisão do fascículo lateral do plexo braquial. Inerva os músculos coracobraquial, bíceps braquial e braquial.
Nervo mediano: Formado por raízes provenientes dos fascículos lateral e medial do plexo braquial. Motor para os músculos anteriores do antebraço e para a maioria dos que movimentam o polegar. Sensitivo para a cútis das regiôes tenar e palmar média.
Nervo ulnar: Formado a partir da divisão do fascículo medial do plexo braquial. Motor para alguns músculos do antebraço, músculos da região hipotenar, 3º e 4º lumbricais e todos os interósseos. Sensitivo para a cútis das faces palmar e dorsal da região medial da mão.
Nervo radial: Formado a partir da divisão do fascículo posterior do plexo braquial. Motor para os músculos posteriores do braço e do antebraço. Sensitivo para a cútis das regiões posteriores do braço, do antebraço e da metade lateral da região dorsal da mão.
Nervo cutâneo medial do antebraço: Originado do fascículo medial. Sensitivo para a parte medial do antebraço.
Nervo cutâneo medial do braço: Originado do fascículo medial. Sensitivo para a parte medial do braço. Nervos torácicos 12 pares correspondentes aos segmentos torácicos, não contituem plexos. Emitem ramos dorsais que vão à musculatura e cútis das regiões próximas a coluna vertebral, e ventrais que contituem os nervos intercostais.
Nervos intercostais: São os ramos ventrais dos nervos torácicos, correm paralelamente entre as costelas. Motores para os músculos intercostais e transverso do tórax, os 6 inferiores inervam a área de contorno do diafragma. Sensitivos para as regiões lateral e anterior do tórax.
Nervo subcostal: Último ramo ventral dos nervos torácicos, recebe este nome por situar-se abaixo da última costela. Plexo Lombar Composto pelas raízes de L1 a L4 e por um ramo anastomótico de T12, dando um ramo ao plexo sacral. Situado posteriormente ao músculo psoas maior.
Nervo ilio-hipogástrico: Formado pelos ramos de T12 e L1. Percorre a parede abdominal para a frente e para baixo obliquamente. Mortor para os músculos anteriores do abdome. Sensitivo para a cútis da região inferior do abdome.
Nervo ilioinguinal: Formado pelo ramo de L1. Percorre a parede abdominal para a frente a para baixo obliquamente. Motor para os músculos ântero-laterais do abdome. Sensitivo para a genitália externa.
Nervo cutâneo lateral da coxa: Formado pelos ramos de L2 e L3. Cruza posteriormente o ligamento inguinal. Sensitivo para a região ântero-lateral da coxa.
Nervo femoral: Formado pelos remos de L2, L3 e L4. Cruza por trás o ligamento inguinal no interior da fáscia do músculo iliopsoas. Motor para os músculos quadríceps, pectíneo e sartório. Sensitivo para a cútis da região ântero-medial da coxa e do joelho.
Nervo genitofemoral: Formado pelos ramos de L1 e L2. Desce pelo cume do músculo iliopsoas e se bifurca em um ramo genital (motor) e um ramo femoral (sensitivo). Motor para o músculo cremaster. Sensitivo para a cútis da região anterior da raiz da coxa.
Nervo obturatório: Formado pelos ramos de L3 e L4. Chega à coxa através do forame obturado. Motor para os múculos adutores e o grácil. Sensitivo para a cútis da região medial da coxa.
Plexo sacral: Composto pelos ramos ventrais de L5 a S4, recebendo um ramo anastomótico de L4.
Nervo glúteo superior: Formado pelos ramos de L4, L5 e S1. Motor para os músculos de região glútea.
Nervo glúteo inferior: Formado pelos ramos de L5, S1 e S2. Motor para os músculos da região glútea.
Nervo cutâneo posterior da coxa: Formado pelos ramos de S1, S2 e S3. Sensitivo para a cútis da porção baixa da região glútea até a porção superior da face posterior da perna.
Nervo pudendo: Formado pelos ramos de S2, S3 e S4. Motor para a musculatura do períneo. Sensitivo para a genitália externa.
Nervo isquiático: Formado pelos ramos de L4 a S3. Motor para os músculos posteriores da coxa. Constituído pelos nervos tibial e fibular comum que surgem após a bifurcação geralmente na região poplítea.
Nervo tibial: Formado pelos ramos de L4 a S3. Percorre a face posterior da perna, passa por trás do maléolo medial e chega à região plantar. Motor para os músculos posteriores da perna e da planta. Sensitivo para a cútis da face posterior da perna, da planta e dos dedos do pé.
Nervo fibular comum: Formado pelos ramos de L4 a S2. Vai da fossa poplítea, cruzando o colo da fíbula, até a região ântero-medial da perna onde bifurca-se nos nervos fibular superficial e fibular profundo.
Nervo fibular superficial: Motor para os músculos laterais da perna. Sensitivo para os a cútis da metade inferior da região anterolateral da perna e da região dorsal do pé.
Nervo fibular profundo: Desce pela perna medialmente e profundamente. Motor para os músculos anteriores da perna e dorsais do pé.
Plexo coccígeo: Composto pelos ramos de S5, que recebe um ramo anastomótico de S4, e de Co. Confere sensibilidade para a cútis da região do cóccix.