Por que a varicocele é mais comum no testículo esquerdo?

A varicocele é uma condição clínica que promove um alargamento anormal das veias do plexo pampiniforme no escroto, algo bastante semelhante àquelas varizes que vez por outra observamos nos membros inferiores de alguns indivíduos. Pode causar dor, aumento do volume e sensação de peso na região,

Embora possa acometer ambos os testículos, é mais comum no testículo esquerdo por razões anatômicas que se relacionam à circulação venosa na região. Existem três teorias que visam explicar isso, como podemos observar abaixo:

Ângulo de Drenagem Venosa: Na maioria dos homens, a veia testicular esquerda (chamada veia testicular ou gonadal esquerda) drena diretamente para a veia renal esquerda, que, por sua vez, drena para a veia cava inferior. A veia testicular direita, no entanto, drena diretamente para a veia cava inferior. Esse ângulo de drenagem na veia esquerda pode criar uma pressão venosa maior, tornando-a mais propensa a dilatação e formação de varizes.

Comprimento da Veia Esquerda: A veia testicular esquerda é geralmente mais longa do que a veia direita, o que pode aumentar a probabilidade de estase venosa (quando o sangue fica parado nas veias) e, consequentemente, de desenvolvimento de varizes.

Compressão da Veia Renal Esquerda: A veia renal esquerda passa entre a aorta e a artéria mesentérica superior, e essa anatomia pode criar pressão adicional sobre a veia testicular esquerda, tornando-a mais suscetível à dilatação.

Deixe um comentário