Etimologia #121: Parótida

Bento J Abreu

O termo grego parotis advém de uma junção de outras palavras: para significa ao lado de, enquanto ous designa a orelha externa.

Quem primeiramente nomeou aquele par de estruturas situada bilateralmente nas laterais da face, anteroinferiormente aos lóbulos das orelhas, foi Galeno, embora Jean Riolan também tenha utilizado a mesma nomenclatura anos mais tarde (aproximadamente em 1640). Curiosamente, foi somente com os estudos de Niels Steno no século XVII que essas glândulas foram reconhecidas como órgãos secretores de saliva.

A relação das parótidas com a caxumba também é bem antiga. A caxumba é uma doença viral altamente contagiosa que recebeu vários nomes ao longo dos séculos; mas foi apenas a partir do século XVIII que foi reconhecida como uma doença distinta, em parte pelo trabalho de médicos como Friedrich Hoffmann, Benjamin Rush e Johann Lucas Schönlein. Como é sabido, um dos sintomas característicos da caxumba é o inchaço e a inflamação das glândulas salivares, notadamente das glândulas parótidas.

Deixe um comentário