A Síndrome do Odor de Peixe

Bento J Abreu

Foi de forma despretensiosa que selecionei o filme para este chuvoso sábado. Na verdade, não sabia muito sobre “Os Rejeitados” (The Holdovers, 2023), película ganhadora de vários prêmios no meio independente e que também logrou êxito no Globo de Ouro…

Caso algum de meus seis leitores se interesse, o filme aborda o improvável relacionamento de três pessoas – Angus Tully (Dominic Sessa), o estudante problemático de um portentoso internato nos arredores de Boston (EUA) e que fôra largado por sua mãe durante os festejos natalinos de 1970; o ranzinza e inflexível Paul Hunham (Paul Giamatti), professor de história da antiguidade do local e, finalmente, a enlutada cozinheira, Mary Lamb (Da’Vine Joy Randolph).

Mas o que nos traz aqui é a curiosa condição que o professor Paul Hunham apresenta: trimetilaminúria. Trata-se de uma rara desordem genética caracterizada por um odor fétido no hálido e nos fluidos corporais (suor, saliva, urina etc.) que muito se assemelha ao peixe podre.

A trimetilamina (TMA) é uma substância derivada do complexo de vitaminas B e a responsável por esse odor. Obtida a partir do consumo de peixes, crustáceos, ovos e algumas folhas, é normalmente metabolizada no fígado e logo convertida em óxido de trimetilamina (TMAO). Acontece que em pacientes com trimetilaminúria (ou seja, com excesso de secreção de TMA pela urina), ocorre uma mutação homozigótica no gene FMO3 (flavina monooxigenase-3), o qual codifica a enzima que converte TMA em TMAO (Kloster & Erichsen, 2021).

Obviamente, os sintomas da trimetilaminúria comprometem bastante a qualidade de vida do paciente, notadamente seus aspectos sociais. Não é de se admirar que o personagem do filme exibe grande dificuldade de se socializar ou manter relacionamentos, seja pela desordem ou por sua extrema erudição. Enfim, a trimetilaminúria possui tratamento. Este envolve, basicamente, restrição de alimentos ricos em TMA e na manutenção da higiene pessoal.

Ah, e se não bastasse isso tudo, o pitoresco Professor Hunham ainda padecia de hiperidrose…

Referência:

Gostou do conteúdo? Mantenha esse espaço adquirindo os livros de nossa autoria disponíveis na Amazon.

Kloster I, Erichsen MM. Trimethylaminuria. Tidsskr Nor Laegeforen. 2021 Sep 10;141. doi: 10.4045/tidsskr.21.0142.

Deixe um comentário