Bento J Abreu
Em “Rocky V”, o personagem Rocky Balboa representado por Sylvester Stallone volta de uma feroz luta em Moscou e é alertado pelos médicos de que sofrera severas lesões cerebrais. Isto o impediria de seguir a carreira no boxe… Mas qual foi diagnóstico indicado no filme? Bem, as imagens de ressonância magnética teriam indicado a presença de cavum septum pellucidum, ou seja, de uma cavidade do septo pelúcido (CSP)…
O septo pelúcido corresponde a uma fina membrana dupla que forma a parede medial de ambos os ventrículos laterais e que dá suporte ao corpo caloso, fazendo parte do sistema límbico. O cavum septum pellucidum (CSP) se carateriza pelo acúmulo de uma pequena quantidade de líquido cerebroespinal entre as lâminas do septo pelúcido, o que acarreta um espaçamento superior a 1 mm. Na verdade, tal condição está presente em todos os recém-nascidos e normalmente se fecha dentro de 5 meses após o nascimento (Dremmen et al., 2019).
No entanto, após lesões e traumas na cabeça, o que é bastante comum em esportes de contato como o próprio boxe, CSP pode se instalar e então promover diversas desordens neurológicas e/ou psiquiátricas, dentre as quais redução do desempenho cognitivo, distintos sintomas neurocomportamentais e até mesmo esquizofrenia. Para se ter uma ideia, um estudo demonstrou que a prevalência dessa condição pode chegar a 94% em atletas de futebol americano (Gardner et al., 2016)!
Não é de se admirar que contusões na cabeça despertem extrema preocupação, com crescentes sugestões para que nossos atletas de futebol também utilizem capacetes a fim de se prevenir lesões na região… Mas isso é um tema para outra oportunidade…
Referências:

Gostou do conteúdo? Mantenha esse espaço adquirindo os livros de nossa autoria disponíveis na Amazon.
Dremmen MHG, Bouhuis RH, Blanken LME, Muetzel RL, Vernooij MW, Marroun HE, Jaddoe VWV, Verhulst FC, Tiemeier H, White T. Cavum Septum Pellucidum in the General Pediatric Population and Its Relation to Surrounding Brain Structure Volumes, Cognitive Function, and Emotional or Behavioral Problems. AJNR Am J Neuroradiol. 2019 Feb;40(2):340-346.
Gardner RC, Hess CP, Brus-Ramer M, Possin KL, Cohn-Sheehy BI, Kramer JH, Berger MS, Yaffe K, Miller B, Rabinovici GD. Cavum Septum Pellucidum in Retired American Pro-Football Players. J Neurotrauma. 2016 Jan 1;33(1):157-61.