Qual a maior palavra da língua portuguesa?

Bento J Abreu

É simplesmente “pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico”, uma palavra que possui 46 letras! Mas certamente o que causou estranheza ao leitor é por que uma pergunta como essa consta numa página dedicada ao ensino da Anatomia Humana?!

Pois bem, nobre leitor, o termo pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico advém de pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiose, uma rara doença pulmonar causada principalmente pela inalação de partículas muito finas de sílica ou de cinzas vulcânicas. A exposição prolongada a essas partículas, que podem ser encontradas em atividades como mineração, metalurgia, garimpo, transformação de minerais, fabricação de telhas e cerâmica ou trabalho com madeiras, entre outros, promove a inflamação nos pulmões e outras complicações respiratórias. Dentre estas pode-se reconhecer tosse persistente; falta de ar; especialmente durante atividades físicas; fadiga; perda de peso e dor no peito. O quadro pode evoluir para sintomas ainda mais severos e outras condições como fibrose pulmonar, tuberculose, insuficiência respiratória crônica ou mesmo câncer de pulmão.

Também conhecida por de silicose, a pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiose é considerada uma doença ocupacional cuja probabilidade aumenta de acordo com o tempo de exposição. Logo, a prevenção (máscaras, EPIs, redução do tempo de exposição, diagnóstico preventivo, etc) consiste na melhor estratégia para lidar com tal doença.

Referência:

Krefft S, Wolff J, Rose C. Silicosis: An Update and Guide for Clinicians. Clin Chest Med. 2020 Dec;41(4):709-722. doi: 10.1016/j.ccm.2020.08.012.

Gostou do conteúdo? Mantenha esse espaço adquirindo os livros de nossa autoria disponíveis na Amazon.

Deixe um comentário