
Com forma ganchosa, o processo coracoide da escápula é uma projeção óssea que serve para fixação muscular e pode ser facilmente palpável na região anteromedial do ombro.
O termo foi primeiramente descrito por Galeno e seu nome advém do grego: korax significa corvo, enquanto oidés denota “forma de algo”. No entanto, os corvos não apresentam o bico curvo como outras aves; daí sugere-se que essa parte óssea lembraria aos gregos antigos a postura encurvada do animal quando se encontrava empoleirado sobre um galho, por exemplo.
Kórone também significava uma antiga maçaneta grega encurvada ou a ponta curva do arco (para flechas), e provavelmente se relaciona com a etimologia dos processos coracoide e coronoide.
Referência:
Fernandes, Geraldo José Medeiros. Eponímia: glossário de termos epônimos em Anatomia; Etiologia: dicionário etimológico da nomenclatura anatômica. São Paulo. Plêiade, 1999.
EXCELENTE PÁGINA. INFELIZMENTE MUITOS ESTUDANTES NÃO SE PREOCUPAM EM COMPREENDER O SIGNIFICADO ETIMOLÓGICO DE MUITAS PALAVRAS USADAS HABITUALMENTE NOS CURSO DE ANATOMIA E SIMILARES. PARABÉNS.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigado pelo comentário. Antes de ser erudição ou história, o entendimento da Etimologia facilita muito o aprendizado.
CurtirCurtir