Dica de Livro #1: Curiosidade Mórbida

Uma das coisas que mais me chama a atenção no início do semestre letivo é a grande curiosidade que o estudo com os cadáveres e peças dissecadas desperta nos estudantes de Anatomia Humana, jovens recém-ingressos na universidade e que conservam aquele frescor da vida associado à busca por seus sonhos e ambições. Assim, o estudo da Anatomia e das peças anatômicas poderia representar algo paradoxal para esse público, o qual comumente vivencia um sentimento misto de fascínio e aversão, talvez por acreditarem que aquilo represente o próprio manuseio da morte.

Penso que tal sentimento híbrido tenha impelido a escritora leiga em Anatomia – Mary Roach – a redigir “Curiosidade Mórbida – a ciência e e a vida secreta dos cadáveres”. Neste livro de leitura leve, dinâmica e repleto de curiosidades históricas, o cadáver é uma vivalma, um verdadeiro personagem principal, mas que funciona mais como uma ferramenta pragmática que permeia diversos momentos da história e da ciência. Em diversas ocasiões, a autora exagera no tom irônico e sarcástico da obra, o que revela mais sobre a percepção geral sobre o tema (excêntrico?) e, a bem da verdade, mostra-se bastante eficaz em manter a atenção do leitor.

Imagem1

Os capítulos sobre crimes anatômicos, o estudo da balística em cadáveres e “como saber se você está morto”, em especial, são de grande destaque e frequentemente uso alguns exemplos e citações ali explorados durante minhas aulas.

Apesar de não se tratar de um livro de Anatomia Humana, acredito que todo professor e aluno da ciência usufruiria ao máximo a experiência em ler “Curiosidade Mórbida” juntamente com um livro clássico…

Dr Bento J Abreu

Editor do site, professor, pesquisador e interessado em assuntos atuais.


Prezado colaborador, estamos desenvolvendo um livro de Neuroanatomia. Nos apoie nesse projeto: https://apoia.se/10204192031517151


 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s