O que é a Fisioterapia em Gerontologia?

Ao se fazer uma comparação demográfica das últimas décadas, é possível observar uma redução na porcentagem de jovens na população brasileira, enquanto a proporção de idosos aumenta. Temos, portanto, um processo de envelhecimento que pode ser evidenciado mundialmente.

As Nações Unidas relatam que no ano de 2050 o número mundial de idosos ultrapassará o número de jovens. Este fenômeno ocorrerá mais precocemente no Brasil, pois a intersecção das linhas representando ambas as fases de vida já ocorre em 2030, como mostra a figura abaixo.

grap
Figura 1. Projeção demográfica da população brasileira. BNDES, 2017

A regulamentação da especialidade profissional de Fisioterapia em Gerontologia se deu em janeiro de 2017 por obra da Resolução Nº 476 do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO). A fisioterapia gerontológica consiste em uma abordagem integral e humanizada do idoso, enfocando as particularidades do processo do envelhecimento e valorizando a sua singularidade. O profissional deve abordar toda sua história e considerar os seus aspectos biológicos, psicológicos e sociais.

O processo do envelhecimento é um processo progressivo e natural, onde as variações e sua velocidade irão depender de fatores como: o estilo de vida, as condições socioeconômicas e/ou doenças crônicas. As alterações estruturais e funcionais decorrentes desse processo podem acometer os órgãos e diversos sistemas do indivíduo, que resulta nas grandes síndromes geriátricas: incapacidade cognitiva, instabilidade postural, imobilidade e incapacidade comunicativa.

Para o exercício da especialidade é necessário o domínio de recursos cinesiomecanoterapêuticos, massoterapêuticos, termoterapêuticos, fototerapêuticos, eletroterapêuticos, sonidoterapêuticos, aeroterapêuticos, tecnológicos, assistivos, de realidade virtual e práticas integrativas e complementares. E claro, o domínio no manejo terapêutico em contextos multiprofissionais e interdisciplinares.

O público-alvo desta especialidade são pacientes em processo de envelhecimento, que ficarão sob os cuidados do fisioterapeuta, o qual deve executar medidas com ênfase na capacidade funcional referente à autonomia e independência dessa população. Assim, o profissional promove a possibilidade do paciente executar tarefas básicas de vida diária, e minimiza as consequências das alterações fisiológicas e patológicas do envelhecimento, o que contribui para uma melhora na sua qualidade de vida.

A atuação na Fisioterapia em Gerontologia se caracteriza pelo exercício em níveis de atenção à saúde, seja público, privado e filantrópico; assim como nos setores da previdência social, educação, trabalho, judiciário e presidiário, em todas as fases do desenvolvimento ontogênico, Conta com ações de prevenção, promoção e reabilitação nos seguintes ambientes: hospitalar; ambulatorial; unidades básicas de saúde; unidades de referência à saúde do idoso em todos os níveis de atenção à saúde; atenção domiciliar; instituições de longa permanência para idosos (ILPI); centros de convivência; centros-dia; repúblicas, academias, clubes e agremiações; família acolhedora; hospitais de cuidados transicionais/hospices; previdência social; entre outros.

Jade Louise Alves Macedo Padilha Silva.

Acadêmica de Fisioterapia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Referências:

BANCO NACIONAL DO DESENVOLVIMENTO. Envelhecimento e transição demográfica. Disponível em: https://www.bndes.gov.br/wps/portal/site/home/conhecimento/noticias/noticia/envelhecimento-transicao-demografica. Acesso em 06 set. 2018.

CONSELHO FEDERAL DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL – COFFITO. Resolução nº 476, de 20 de dezembro de 2016 – Reconhece e Disciplina a Especialidade Profissional de Fisioterapia em Gerontologia e dá outras providências. Disponível em: http://www.coffito.gov.br/nsite/?p=6303. Acesso em 06 set. 2018.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s