
Também chamada de Fisioterapia Desportiva, essa especialidade fisioterapêutica é voltada para prática esportiva visando a reabilitação, prevenção de lesões e promoção de saúde de atletas profissionais ou amadores.
A especialidade é regulamentada pelo COFFITO, em sua Resolução 337 de 8 de Novembro de 2007:
Art. 1º – Reconhecer a Especialidade Fisioterapia Esportiva como própria e de exercício exclusivo por Fisioterapeutas que assim forem distinguidos, na forma da Resolução COFFITO nº. 336, de 08/11/2007.
1º. – A Atuação do Fisioterapeuta na Especialidade em Fisioterapia Esportiva se caracteriza pelo exercício profissional desde a promoção de atenção básica direta à saúde do paciente por meio do diagnóstico cinético-funcional bem como a eleição e execução de métodos fisioterapêuticos pertinentes a este, observando os seguintes aspectos relacionados à prática esportiva:
I – Atividade física no contexto da saúde, do esporte e do lazer;
II – Exercício físico e condicionamento físico dentro do processo da recuperação funcional, seguindo os critérios de retorno à prática esportiva; III – Relação do esporte e atividade física no contexto da saúde coletiva e da prevenção das lesões;
Como atua o fisioterapeuta desportivo?
Na verdade, o fisioterapeuta desportivo atua na promoção de condições musculoesqueléticas favoráveis à prática esportiva. O profissional inevitavelmente está sujeito a inúmeras e constantes pressões e cobranças em termos dos resultados de seu tratamento para o retorno funcional do atleta num menor tempo possível. As situações esportivas expõem ao mesmo tempo, sobrecargas posturais, forças excessivas e repetitividade. Assim, o fisioterapeuta desportivo pode atuar em hospitais, clubes, academias e clínicas particulares.
Uma característica muito própria desta especialidade é a necessidade de se conhecer a prática a qual o atleta está inserido, ou seja, entender quais métodos são efetivos funcionalmente para o exercício praticado.
A fisioterapia é parte importante do processo de reabilitação. Na ortopedia, traumatologia, reumatologia e medicina esportiva, a fisioterapia destaca-se em vários níveis de atenção à saúde. Entre eles: o preventivo, o assistencial (curativo) e o reabilitacional. Na medicina esportiva, a orientação fisioterápica abrange a preparação e treinamento do atleta, prevenção e tratamento das lesões e o retorno às atividades. Essa reabilitação preconiza a mobilização articular, o trabalho muscular e a descarga de peso precoce, como atitudes a serem incorporadas ao processo de reabilitação através de exercícios dinâmicos e cinestésicos, a propriocepção.
Felipe Barros
Acadêmico de Fisioterapia da UFRN
Referências:
http://fisioterapia.com/o-que-e-fisioterapia-esportiva