O que é a Fisioterapia Esportiva?

Também chamada de Fisioterapia Desportiva, essa especialidade fisioterapêutica é voltada para prática esportiva visando a reabilitação, prevenção de lesões e promoção de saúde de atletas profissionais ou amadores.

A especialidade é regulamentada pelo COFFITO, em sua Resolução 337 de 8 de Novembro de 2007:

Art. 1º – Reconhecer a Especialidade Fisioterapia Esportiva como própria e de exercício exclusivo por Fisioterapeutas que assim forem distinguidos, na forma da Resolução COFFITO nº. 336, de 08/11/2007.

1º. – A Atuação do Fisioterapeuta na Especialidade em Fisioterapia Esportiva se caracteriza pelo exercício profissional desde a promoção de atenção básica direta à saúde do paciente por meio do diagnóstico cinético-funcional bem como a eleição e execução de métodos fisioterapêuticos pertinentes a este, observando os seguintes aspectos relacionados à prática esportiva:

I – Atividade física no contexto da saúde, do esporte e do lazer;

II – Exercício físico e condicionamento físico dentro do processo da recuperação funcional, seguindo os critérios de retorno à prática esportiva; III – Relação do esporte e atividade física no contexto da saúde coletiva e da prevenção das lesões;

Como atua o fisioterapeuta desportivo?

Na verdade, o fisioterapeuta desportivo atua na promoção de condições musculoesqueléticas favoráveis à prática esportiva. O profissional inevitavelmente está sujeito a inúmeras e constantes pressões e cobranças em termos dos resultados de seu tratamento para o retorno funcional do atleta num menor tempo possível. As situações esportivas expõem ao mesmo tempo, sobrecargas posturais, forças excessivas e repetitividade. Assim, o fisioterapeuta desportivo pode atuar em hospitais, clubes, academias e clínicas particulares.

Uma característica muito própria desta especialidade é a necessidade de se conhecer a prática a qual o atleta está inserido, ou seja, entender quais métodos são efetivos funcionalmente para o exercício praticado.

A fisioterapia é parte importante do processo de reabilitação. Na ortopedia, traumatologia, reumatologia e medicina esportiva, a fisioterapia destaca-se em vários níveis de atenção à saúde. Entre eles: o preventivo, o assistencial (curativo) e o reabilitacional. Na medicina esportiva, a orientação fisioterápica abrange a preparação e treinamento do atleta, prevenção e tratamento das lesões e o retorno às atividades. Essa reabilitação preconiza a mobilização articular, o trabalho muscular e a descarga de peso precoce, como atitudes a serem incorporadas ao processo de reabilitação através de exercícios dinâmicos e cinestésicos, a propriocepção.

Felipe Barros

Acadêmico de Fisioterapia da UFRN

Referências:

http://www.crefito2.gov.br/fisioterapia/especialidades/crefito2/legislacao/resolucoes-coffito/resolucao-n%C2%BA.-337,-de-08-de-novembro-de-2007-244.html

http://fisioterapia.com/o-que-e-fisioterapia-esportiva

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s