Etimologia #49: O que é a Fabela?

Do latim, fabela é o diminutivo de faba (grão de feijão). Trata-se de um osso sesamoide que pode ser encontrado no tendão proximal do gastrocnêmio lateral. Apesar de possuir alguma importância para a estabilidade do joelho, sua ocorrência na região posterior do joelho pode ser confundida  com um fragmento ósseo ou um corpo articular livre. Na verdade, fratura da fabela pode inclusive gerar dor e disfunção no joelho.

Em estudo radiológico com 120 voluntários, Pereira (2002) observou que a fabela tem maior prevalência no sexo masculino (26%), em brevilíneos e em obesos; possuindo majoritariamente um formato ovalar. Não houve predominância quanto ao lado, idade ou estatura dos.

Referências:

Fernandes, Geraldo José Medeiros. Eponímia: glossário de termos epônimos em Anatomia; Etiologia: dicionário etimológico da nomenclatura anatômica. São Paulo. Plêiade, 1999.

http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/17956

Barreto AR, Chagas-Neto FA, Crema MD, Lorenzato MM, Kobayashi MT, Monteiro CR, Nogueira-Barbosa MH. Fracture of the fabella: a rare injury in knee trauma. Case Rep Radiol. 2012;2012:390150.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s