
A Thuya occidentalis ou simplesmente Tuia é um planta nativa da América do Norte que se difundiu muito bem em território europeu. Além da fácil adaptação ao clima e solo, era atribuído ao pinheiro algumas propriedades medicinais.
O óleo desse cedro (tujona) era e ainda hoje é utilizado como bálsamo para uma miríade de condições que vão desde gripes e resfriados até visando tratamento de verrugas; supostamente por estimular o sistema imunológico do enfermo. Isto rendeu à planta o egrégio reconhecimento como a “árvore da vida”.
Em meados do século XVIII, Winslow nomeou a substância branca do cerebelo, vista facilmente em um corte sagital, como arbor vitae cerebelli, devido sua semelhança com as folhas desse cedro.
Referência:
Fernandes, Geraldo José Medeiros. Eponímia: glossário de termos epônimos em Anatomia; Etiologia: dicionário etimológico da nomenclatura anatômica. São Paulo. Plêiade, 1999.