
Mércia Lima de Melo
Na Anatomia Humana, os planos e eixos anatômicos correspondem a importantes facilitadores da sua compreensão. Assim, tais conceitos são abordados no estudo introdutório da área.
Os planos podem ser tangenciais (anterior, posterior, laterais direito e esquerdo, superior e inferior), equivalentes à áreas de delimitações, ou seccionais (mediano, sagital, coronal e transversal), que dividem o corpo em metades e estão detalhados nas figuras abaixo.
Como pode ser visto, os eixos ligam os planos tangenciais de forma perpendicular e, a partir dessa relação, os movimentos ocorrem (especialmente nas diartroses). Convém citar que exames de imagem como a ressonância magnética ou a tomografia computadorizada fazem uso dos planos de secção para a visualização de estruturas corporais.





Referências
• MOORE, K.L; DALLEY, A. F; AGUR, A. M. R. Anatomia Orientada para Clínica. 7ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017.
• STANDRING, S. Gray’s Anatomia. 40ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
• TORTORA, G. J.; DERRICKSON, Bryan. Princípios de Anatomia e Fisiologia. 14ª edição. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016.