
Uma barriga proeminente nem sempre pode indicar excesso nos “comes e bebes”. A ascite é popularmente conhecida como “barriga d’ água”, um achado clínico que se caracteriza pelo aumento anormal de líquido na cavidade peritoneal no abdômen e que gera sintomas como dor, inchaço, sensação de peso e perda de apetite, por exemplo.
No Brasil, a ascite é geralmente recordada a partir da infecção pela esquistossomose, uma doença transmitida por caramujo quando alguém se banha em água contaminada.
Esse excesso de líquido abdominal advém principalmente do aumento da pressão hidrostática (de líquido) dentro dos vasos sanguíneos por causa da cirrose hepática em cerca de 80 a 90% dos casos; ou a partir de um quadro infeccioso (Andrade et al., 2009).
Além disso, a doença também pode ser causada pela redução da pressão oncótica, que pode ser explicada pela diminuição das proteínas dentro do vaso, fazendo com que fluidos ultrapassem a parede dos vasos para chegar ao espaço abdominal.
*Ilustração: Laura Terriaga
Referências
Andrade DR Jr, Galvão FH, Santos SA, Andrade DR. Ascite-state of the art based on evidences. Rev Assoc Med Bras (1992). 2009 Jul-Aug;55(4):489-96.