Minuto Anatômico #105: O que são os pés de lótus?

Anna Beatriz Fontes de Holanda

Vocês já ouviram falar sobre os chamados Pés de Lótus? Pois então, isto envolve uma tradição que esteve presente na sociedade chinesa a partir do século XI e que foi proibida pelo governo apenas no ano de 1912. O aspecto anatômico do pé totalmente alterado da sua anatomia usual é com certeza um espanto para muitos. Essas alterações morfológicas são consequências do enfaixamento dos pés das meninas a partir dos seus 4 a 7 anos, período no qual ainda existe uma formação óssea progressiva.

Essa prática de cunho estético não deixa apenas as alterações morfológicas irreversíveis, como também marcas psicológicas de sofrimento, como foi relatado por muitas mulheres, que citavam o quão doloroso era todo o processo. As implicações na saúde das mulheres com pés enfaixados variam de problemas de circulação no membro, dores intensas e facilidade em desenvolver ferimentos e processos infecciosos; até perda de equilíbrio e propensão à quedas, entre outras condições.

Confira nossa publicação para entender um pouco mais sobre os Pés de Lótus a seguir!

Referências:   

Reznikov, N., Phillips, C., Cooke, M., Garbout, A., Ahmed, F. and Stevens, M.M., 2017. Functional adaptation of the calcaneus in historical foot binding. Journal of Bone and Mineral Research, 32(9), pp.1915-1925.

PÉS DE LÓTUS: HISTÓRIA, PROCESSO DE BANDAGEM, CONSEQUÊNCIAS. Maestrovirtuale. Disponível em: <https://maestrovirtuale.com/pes-de-lotus-historia-processo-de-bandagem-consequencias/>. Acesso em: 10, janeiro de 2022.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s