Dica de livro #2: Como a Igreja Católica construiu a civilização ocidental

“Como a Igreja Católica construiu a civilização ocidental” é uma grata surpresa em tempos de pós-verdade. Escrito de forma muito clara e dinâmica pelo Dr. Thomas Woods, demonstra como a Igreja foi a principal força responsável por erigir a civilização ocidental, tal qual a conhecemos, a partir do colapso do Império Romano.

Na verdade, é interessante que o conteúdo do livro, profusamente enriquecido com bibliografia histórica e atual, desconstrói a narrativa predominante em nossas escolas e universidades que usualmente vociferam contra a Igreja e seu legado. Este que por sinal, além da moral cristã – fundamental por abolir o infanticídio e a escravidão e assegurar a natureza sagrada de cada indivíduo – envolveu desde o rigor e método científicos desenvolvidos em mosteiros e nas próprias universidades para a “busca da verdade”; perfez princípios do liberalismo econômico e normas do direito internacional usuais até hoje; transpareceu nas maravilhas arquitetônicas e artísticas que por séculos fizeram parte de nosso imaginário e culminou no desenvolvimento de hospitais, escolas, instituições beneficentes et ceteri.

Um livro essencial para aqueles que desejam um abrangente entendimento de nossa história (e que antecipam o que está por vir num futuro próximo em face de um crescente desinteresse por Deus no mundo pós-moderno), inclusive para não-cristãos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s