
“Como a Igreja Católica construiu a civilização ocidental” é uma grata surpresa em tempos de pós-verdade. Escrito de forma muito clara e dinâmica pelo Dr. Thomas Woods, demonstra como a Igreja foi a principal força responsável por erigir a civilização ocidental, tal qual a conhecemos, a partir do colapso do Império Romano.
Na verdade, é interessante que o conteúdo do livro, profusamente enriquecido com bibliografia histórica e atual, desconstrói a narrativa predominante em nossas escolas e universidades que usualmente vociferam contra a Igreja e seu legado. Este que por sinal, além da moral cristã – fundamental por abolir o infanticídio e a escravidão e assegurar a natureza sagrada de cada indivíduo – envolveu desde o rigor e método científicos desenvolvidos em mosteiros e nas próprias universidades para a “busca da verdade”; perfez princípios do liberalismo econômico e normas do direito internacional usuais até hoje; transpareceu nas maravilhas arquitetônicas e artísticas que por séculos fizeram parte de nosso imaginário e culminou no desenvolvimento de hospitais, escolas, instituições beneficentes et ceteri.
Um livro essencial para aqueles que desejam um abrangente entendimento de nossa história (e que antecipam o que está por vir num futuro próximo em face de um crescente desinteresse por Deus no mundo pós-moderno), inclusive para não-cristãos.