Considerações anatômicas sobre a morte de Achilles.

Na mitologia grega, Thetis soube que seu filho recém-nascido – Achilles – morreria em uma batalha devido a uma flechada em seu pé. Para prevenir sua morte, a mãe, desesperada, leva seu filho para ser banhado no rio Styx, conhecido por conferir poderes sobrenaturais de invencibilidade. No entanto, Achilles teria sido suspenso por seu calcanhar, e essa região não teria sido lavada pelas águas do rio mágico.

Achilles cresce e se torna um guerreiro notável e temido, tendo sobrevivido a diversas batalhas. Na Guerra de Tróia, o grande herói grego é atingido por uma flechada venenosa lançada por Paris, irmão de Heitor, e morre pouco tempo depois. O termo “calcanhar de Achilles” passa a representar a maior fraqueza de alguém.

download

Anagnostopoulou e Mavridis (2013) demonstraram como a lesão na região do tornozelo pôde ter contribuído para a morte do lendário guerreiro do ponto de vista anatômico. Basicamente, o tendão do calcâneo é avascular e sua lesão não seria fatal. Por outro lado, a lesão da artéria tibial posterior, logo atrás do maléolo medial do tornozelo e localizada entre o tendão do músculo flexor longo dos dedos e da veia tibial posterior, poderia ter sido rompida pelo trauma. Segundo os autores, é provável que a flecha teria sido embebida com veneno, já que sangramento a partir dessa artéria não tende a ser letal. Assim, a rápida difusão do veneno associada ao sangramento da artéria tibial posterior provavelmente seriam os fatores responsáveis pela morte de Achilles.

 

Dr Bento J Abreu

Editor do site, professor, pesquisador e interessado em assuntos atuais

Referência:

Anagnostopoulou S, Mavridis I. Achilles’ deathanatomical considerations regarding the most famous trauma of the Trojan WarTrauma Acute Care Surg. 2013 Mar;74(3):946-7.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s