O que é a Fisioterapia Cardiovascular?

Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), as doenças cardiovasculares (DCV) são a principal causa de morte no mundo, estima-se que quase 18 milhões de pessoas morreram em 2015 por essas doenças. As DCV podem ser causadas por fatores genéticos ou ambientais, como o tabagismo, dietas não-saudáveis e obesidade, a falta de atividade física e o consumo excessivo de álcool, pode-se ainda incluir outros determinantes como a pobreza e estresse. Dessa forma, há a necessidade de intervenção por profissionais de saúde a nível individual ou para a população em geral.

Conhecida como reabilitação cardíaca, a Fisioterapia Cardiovascular é uma especialidade reconhecida pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) através da Resolução nº 454 de 2015.  A especialidade Cardiovascular se caracteriza pelo enfoque na educação em Fisioterapia Cardiovascular, promoção, prevenção e reabilitação funcional dos indivíduos que possuem doenças cardíacas e vasculares e síndrome metabólica.

O cuidado pode se desenvolver em um ambiente ambulatorial, hospitalar ou domiciliar. Dessa maneira, o fisioterapeuta pode, além de várias coisas, realizar avaliação físico-funcional e da capacidade funcional cardiorrespiratória; monitorizar indivíduos com disfunção cardiovascular, metabólica e/ou musculoesquelética; estratificar o risco cardiovascular do indivíduo; realizar intervenção fisioterapêutica cardiovascular, respeitando os limites clínicos de segurança; avaliar as respostas cardiorrespiratórias e vasomotoras à mudança postural, ao esforço físico e às demais intervenções fisioterapêuticas e monitorá-las durante as atividades propostas; planejar e executar medidas de prevenção ao desenvolvimento de fenômenos tromboembólicos, ao descondicionamento cardiorrespiratório e neuromuscular, e às alterações vasomotoras.

Visando a qualidade de vida do paciente como um todo, o profissional fisioterapeuta não deve se esquecer de trabalhar em equipe multiprofissional e realizar o encaminhamento para outros profissionais e/ou fisioterapeutas de outras especialidades.

Jade Louise Alves Macedo Padilha Silva.

Acadêmica de Fisioterapia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Referências:

CONSELHO FEDERAL DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL – COFFITO. RESOLUÇÃO Nº 454, DE 25 DE ABRIL DE 2015 – Reconhece e disciplina a Especialidade Profissional de Fisioterapia Cardiovascular. Disponível em: https://www.coffito.gov.br/nsite/?p=3215. Acesso em 29 out. 2018.

ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DE SAÚDE. Doenças cardiovasculares. Disponível em: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=5253:doencas-cardiovasculares&Itemid=839. Acessado em 29 out. 2018.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s