Díocles de Caristo e as “orelhas do coração”

Nascido em Caristo, Grécia, Díocles foi um importante médico do século IV A.C. o qual teve bastante influência da quase contemporânea escola hipocrática. Além de ter elaborado recomendações sobre dieta e nutrição, redigiu um livro sobre a anatomia animal, e foi considerado o primeiro autor a usar o termo “anatomia” para descrever tal trabalho.

Assim como outros estudiosos da época, dos quais se destaca Aristóteles, Díocles acreditava inicialmente na teoria cardiocêntrica para referir-se acerca da localização da alma humana. Para ele, o coração seria uma estrutura central responsável por movimentar o pneuma – uma substância psíquica – pelo corpo; e o órgão era inclusive considerado o centro da audição e compreensão humana.

Seus estudos sobre a anatomia funcional do coração o levaram a reconhecer as duas aurículas cardíacas. Baseando-se em sua teoria cardiocêntrica, Díocles considerou ambas as aurículas como apêndices sensoriais do próprio coração que permitiriam ao órgão “ouvir e entender”.

Posteriormente, Díocles modificou sua doutrina ao sugerir que o lado direito do cérebro seria responsável por prover as sensações, enquanto o lado esquerdo permitiria inteligência. Não obstante, o coração ainda teria o comando das funções auditivas e do entendimento. A loucura, por exemplo, viria do sangue em ebulição ao passo que a letargia ocorreria quando o pneuma psíquico se resfriasse sobre o coração e cérebro. Já a melancolia envolveria o “espessamento de uma bile negra ao redor do coração”…

Dr Bento J Abreu

Editor do site, professor, pesquisador e interessado em assuntos atuais

Referência:

Crivellato E, Ribatti D. SoulmindbrainGreek philosophy and the birth of neuroscienceBrain Res Bull. 2007 Jan 9;71(4):327-36.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s