Dica de livro #4: A Morte e suas Representações

Mesmo se considerarmos a miríade de diferenças culturais, os questionamentos sobre a finitude humana sempre estiveram presentes ao longo de nossa história.  Hoje mesmo, embora o grande avanço tecnológico e científico estenda nossa expectativa média de vida e propicie sua melhor qualidade, antevimos a morte como um estágio inevitável pelo qual todos passaremos, mais cedo ou mais tarde. Preocupamo-nos intimamente com os amigos e familiares que aqui permanecerão e com o legado e as tradições que deixaremos ao mundo, ao mesmo tempo que nos indagamos sobre a eternidade da alma humana. 

Apesar dessa constante na civilização ocidental, ler e estudar sobre a morte não é considerado algo convencional. De certa forma, observa-se um verdadeiro tabu em relação ao estudo da tanatologia. Foi com um misto de curiosidade e receio que comecei a ler “A morte e suas Representações”, obra do meu colega anatomista Juarez Chagas. É interessante notarmos que, se por um lado estuda-se sobre a vida humana desde sua concepção, passando pela infância, juventude e envelhecimento; pouco ou quase nada se fala acerca da finitude do homem.

O texto é dinâmico e repleto de informações históricas que particularmente interessa a qualquer anatomista. Além disso, a obra traça um paralelo em relação às representações da morte por parte de alunos e professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, bem como por alunos de escolas de Natal /RN. Trata-se de uma grata surpresa que certamente nos fará questionar mais acerca da morte… ou mesmo de nossa vida…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s