Uma exceção à regra na irrigação cardíaca

Frequentemente o leitor já se deparou no estudo da Anatomia com trechos tais como: “As artérias, que conduzem para longe do coração e carregam o sangue para as partes periféricas do corpo; e as veias, que retornam o sangue ao coração”… Ou mesmo: “As grandes artérias, como a aorta torácica, artérias subclávia, axilar, femoral e poplítea, situam-se próximo de uma veia única que drena o mesmo território suprido pela artéria”…

No imaginário popular e como popularmente é disseminado nas aulas de Anatomia Humana, o trajeto percorrido pelas artérias e veias é considerado um fluxo estritamente antagônico. No entanto (e ironicamente), a exceção dessa “regra” se encontra no coração, justamente o órgão responsável por realizar tal fluxo.

Nessa bomba pulsátil, o ramo circunflexo da artéria coronária esquerda (ACE) se curva para a esquerda no sulco coronário, continuando ao redor da margem esquerda do coração para dentro da parte posterior do sulco e terminando à esquerda da cruz na maioria dos corações; mas às vezes continuando como um ramo interventricular posterior. Proximalmente, a aurícula esquerda usualmente está sobreposta a ele, já a veia cardíaca magna é a principal tributária do seio coronário. Sua primeira parte, a veia interventricular anterior, começa perto do ápice do coração e ascende com o ramo IV anterior da ACE.

Coração, vista posterior. Detalhe para o ramo circunflexo da artéria coronária esquerda.

No sulco coronário, orienta-se para a esquerda, e sua segunda parte segue ao redor do lado esquerdo do coração com o ramo circunflexo da ACE para chegar ao seio coronário. Com a artéria e a veia se curvando para a esquerda no sulco coronário e direcionando seu fluxo para a região posterior do coração, ocorre um interessante momento em que ambos os vasos propelem sangue de características distintas em um mesmo sentido!

Mauro Bezerra Montello

Acadêmico do 10. período de Fisioterapia – UFRN

Referência:

MOORE, Keith L. Anatomia orientada para a clínica. 7. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s