Etimologia #99: Monitor

Não!, o termo de hoje não se encontra na terminologia anatômica. Entretanto, está intimamente associado ao ensino da Anatomia. Afinal, essa ciência possui um importante componente prático e as diversas atividades de um programa de monitoria são cruciais para o perfeito desenvolvimento das disciplinas.

O verbo latino monere refere-se à aconselhar, enquanto monitus remete a conselho. Assim, monitor significa alguém que aconselha as pessoas. O termo consilius existe, é verdade… mas referia-se mais acerca de uma ideia ou plano.

Assim, o conceito é simbólico e emblemático já que os monitores geralmente passam pela disciplina de forma recente e, ao orientar os demais alunos nas inúmeras atividades práticas da Anatomia, deixam latente sua experiência e marca pessoal.

Na foto, alguns de nossos monitores do Programa de Monitoria da Área V do DMOR / UFRN, cujas atribuições envolvem desde a iniciação à docência e dissecação até a produção de vídeos e materiais diversos dedicados à divulgação da ciência.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s