
Jade Louise Alves Macêdo Padilha Silva – graduação em fisioterapia – UFRN
O córtex cerebral corresponde à camada de substância cinzenta que reveste o cérebro. Nele chegam e saem impulsos nervosos, responsáveis pela sensibilidade, movimentos e consciência. Podemos classificar o córtex quanto sua anatomia, citoarquitetura, filogenética e funcionalmente. Conhecer as localizações das áreas funcionais do córtex são essenciais para a compreensão do funcionamento do cérebro, além de ser um grande aliado no diagnóstico de lesões.

Funcionalmente, podemos dividir o córtex em áreas de projeção (áreas primárias), que estão ligadas diretamente à motricidade e sensibilidade, e áreas de associação (áreas secundárias e terciárias), que são as demais áreas, estando relacionadas ao processamento mais complexo das informações.⠀⠀
⠀⠀⠀⠀

Post Scriptum: Os lábios do sulco calcarino também são denominados como giros cubro e occipitotemporal medial considerando a área visual primária.
Referências:
MACHADO, A. B. M.; HAERTEL, L. M. Neuroanatomia Funcional. 3ª ed. São Paulo: Atheneu, 2006.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Não seria mais oportuno falar giros cubro e occipitotemporal medial para a área visual primária em substituição a “lábios do sulco calcário” já que para todas as outras funções foram citados os giros?
CurtirCurtir
Realmente ficaria uma explanação mais homogênea. Em breve postarei sua sugestão como Post Scriptum. Obrigado.
CurtirCurtir