
Weslley Robson Marques Silva Freitas
O sistema nervoso (SN) controla as funções do corpo, em todos os aspectos, por meio dos neurônios que são suas unidades funcionais e estruturais especializadas para comunicação rápida. Assim, são controlados desde processos fisiológicos essenciais (controle da temperatura corporal e do ciclo sono-vigília), comandos voluntários e até os atributos mais complexos de um ser humano. Portanto, é notável sua complexidade e, baseando-se na metameria ou segmentação, bem como nos pontos de vista morfológicos e funcionais, o SN pode ser dividido em 3 partes seguindo critérios anatômicos, embriológicos e funcionais.
De acordo com o critério anatômico, o SN foi dividido em sistema nervoso central (SNC) e sistema nervoso periférico (SNP). Localizado dentro do esqueleto axial, o SNC, como o centro de comando do corpo, tem como função integrar e coordenar informações neurais eferente e aferentes, além de realizar funções mentais superiores, como o raciocínio e o aprendizado. É formado pelo encéfalo, que por sua vez divide-se em: cérebro (telencéfalo e diencéfalo), tronco encefálico (mesencéfalo, ponte e bulbo) e cerebelo; e medula espinal.
Por outro lado, têm-se o SNP que é responsável por transportar os impulsos nervosos que chegam e saem do SNC, estabelecendo uma comunicação entre o “centro de comando” e todo o corpo, por meio de suas estruturas como: gânglios nervosos, nervos (nervos cranianos, nervos espinais e periféricos) e suas terminações nervosas, as quais são as responsáveis por estabelecer essa conexão entre a parte central e as partes periféricas.




Referências
● Moore, Keith L. Anatomia orientada para a clínica / Keith L. Moore, Arthur F. Dalley, Anne M.R. Agur; tradução Claudia Lucia Caetano de Araujo. – 7. ed. – Rio de Janeiro: Koogan, 2014, il
● MACHADO, A.B.M.; HAERTEL, L.M. Neuroanatomia funcional. 3° ed. São Paulo: Atheneu, 2006.