Etimologia #114: Educação x Sedução

No texto anterior, redigi sobre a etimologia dos movimentos que conduzem o membro para longe (abdução) ou para perto (adução). Aqui, também serão abordados termos que advém do verbo latino ducere (guiar, conduzir).

Educação advém da conjunção de ex + ducere, ou seja, guiar para fora, para o mundo. Trata-se de uma forma de adquirir conhecimento, habilidades e experiências que serão extremamente úteis para a vida. Os verdadeiros “educadores”, sejam pais, amigos, professores, são importantes em abastecer o mancebo com informações técnicas mas, principalmente com experiências de vida que mitiguem a impulsividade, ingenuidade e insegurança típicas dessa fase.

Por outro lado, sedução refere-se à união de se + ducere, ou conduzir para si. Perceba que são termos praticamente paradoxais. No magistério, cito que “sedutores” são aqueles educadores esvaziados de objetivos nobres e técnicos, baseando-se em diplomas e títulos a fim de preencher uma vaidade exarcebada e “educar” os pobres incautos conforme sua visão míope de mundo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s