Carta Aberta em Solidariedade à Dra. Mayra Pinheiro

A Associação Docentes pela Liberdade (DPL) consiste num movimento que conta com centena de docentes, discentes e profissionais diversos que têm como princípios a promoção da liberdade com responsabilidade nos Centros de Saber; a defesa da excelência acadêmica; a transparência e eficiência de gestão administrativa e governança, como também apoia docentes e simpatizantes comprometidos com valores éticos e republicanos. Assim, este espaço, que também compartilha de tais metas e princípios, humildemente republica carta da DPL (regional Piauí) em solidariedade à Dra. Mayra Pinheiro, atualmente alvo de uma campanha sórdida de perseguição pela mídia:

A Associação Docentes Pela Liberdade (DPL) manifesta por meio desta, nosso repúdio à tentativa da imprensa, especificamente a Revista Época, pertencente ao conglomerado Globo, de atacar e desqualificar a Secretária do Ministério da Saúde do Brasil, Dra. Mayra Pinheiro, que está à frente da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES/MS).

Em matéria publicada no dia 29 de janeiro de 2021, na revista supracitada, intitulada “Quem é Mayra Pinheiro, conhecida no Ministério da Saúde como ‘Capitã Cloroquina’”, os responsáveis pela publicação, através de citações do ex-ministro Mandetta em relação à Dra. Mayra Pinheiro (a qual ele próprio nomeou em sua época de ministério), deixa de lado as premissas do bom jornalismo, partindo assim para uma perseguição ideológica e desconstrução de imagem desta profissional que, há décadas, colabora com a saúde
no Brasil. Referir-se à Dra. Mayra Pinheiro com expressões chulas e pejorativas, como “secretária café com leite” e “entrava muda e saía calada” demonstram imperdoáveis demonstrações de preconceito disfarçado de texto jornalístico.

Nós, do DPL-RN, acompanhamos de perto, desde o início da Pandemia, todos os esforços do Governo Federal, por meio do Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, e de todos os profissionais sérios e comprometidos com vidas que, junto com o presidente, esforçam-se para trazer a verdade à população brasileira sobre a utilização da Cloroquina/Hidroxicloroquina no tratamento precoce da doença, que já possui mais de 50 artigos científicos publicados, comprovando cientificamente sua eficácia e desmentindo essa fatia da imprensa comprada, mal intencionada e irresponsável, que dissemina desinformação e presta um abissal desserviço à população brasileira.

Portanto, manifestamos aqui nosso apoio irrestrito aos profissionais de saúde de todo o Brasil, na pessoa da valente Dra. Mayra Pinheiro, que incansavelmente lutam contra a Covid-19 nos lugares mais longínquos deste país continental. Nós, docentes e profissionais das mais diversas áreas, nos unimos a eles, desenvolvendo pesquisas, promovendo debates, financiando ações solidárias e partindo em defesa da vida, certos de que, se assim nos identificamos com o nosso batalhão, aceitamos juntamente com Dra. Mayra, o título que lhe foi imposto: SOMOS TODOS CAPITÃES CLOROQUINA.


Docentes Pela Liberdade – DPL
Diretoria de Direitos Humanos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s