Por que o termo “isquiotiobiais” não é correto para se designar os músculos posteriores da coxa?

Os músculos do compartimento posterior da coxa incluem o bíceps femoral, o semitendíneo e o semimembranáceo. São músculos responsáveis por movimentos de extensão do quadril e flexão de joelho, como também de rotação do joelho – o bíceps femoral realiza a rotação lateral do joelho; enquanto os demais, a rotação medial do joelho.

Tais músculos são também reconhecidos por outros termos, como músculos do jarrete. Isto por se assemelharem a um antigo vaso de porcelana ou pela técnica de “jarretar” – pendurar o pedaço da coxa de animais quadrúpedes pelos tendões durante seu preparo. Ainda, esse conjunto de músculos é comumente chamado de isquiotibiais. No caso, esse termo deve ser evitado durante o estudo anatômico, pois não aborda fidedignamente as inserções musculares.

No geral, os músculos posteriores da coxa inserem-se proximalmente na impressão medial da tuberosidade isquiática; ao passo que a cabeça curta do bíceps femoral origina-se no lábio lateral da linha áspera do fêmur e na linha supracondilar lateral do fêmur. Vejamos agora as inserções distais desses músculos. O semitendíneo chega no aspecto medial da tuberosidade da tíbia, uma região denominada como pata de ganso (pes anserinus). O semimebranáceo, por sua vez, insere-se no côndilo lateral da tíbia; enquanto o bíceps femoral insere-se na cabeça da fíbula.

Dessa maneira, muitos autores advogam o emprego do termo “isquiossurais” para se referir aos músculos posteriores da coxa. Sura vem do latim e refere-se à parte posterior e abaulada da perna – a panturrilha. Assim, o termo isquiossurais não circunscreve a inserção distal dos músculos posteriores da coxa na tíbia, mas na perna como um todo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s