
Mateus Antônio Albuquerque Costa
A articulação glenoumeral é formada pela união da cabeça do úmero com a cavidade glenoide, sendo classificada como articulação sinovial do tipo esferoide, levando-se em consideração as estruturas que se articulam. Por conta do seu formato, a cabeça umeral é maior que a cavidade glenoide, fato que não propicia grande estabilidade articular. Assim, é necessário a presença de tecidos moles como os ligamentos, tendões e a cápsula articular a fim de proporcionar uma maior estabilidade dessa articulação.
Os ligamentos, por exemplo, atuam diretamente sobre a articulação glenoumeral ao intensificar a sustentação durante os movimentos e, assim, garantir melhor estabilização articular. Veja mais detalhes abaixo.






Referências:
STANDRING, S. Gray’s Anatomia. 40º ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
NEUMANN, Donald A. Cinesiologia do Aparelho Musculoesquelético: Fundamentos para Reabilitação. Rio de Janeiro: Elsevier, 2018.
HOUGLUM, P. A.; BERTOTI, D. B. Cinesiologia Clínica de Brunnstrom. 6ª ed. São Paulo: Manole, 2014.