
É comum associar a ingestão de bebidas alcoólicas com o aquecimento do corpo, notadamente quando alguém que ingeriu álcool apresenta as bochechas avermelhadas e uma sudorese aumentada. Diante disso, é comumente referida uma sensação de calor… daí a crença de que a bebida alcóolica pode realmente nos aquecer.
No entanto, apesar do aspecto visível e da sensação relatada de calor, a ingestão de bebidas alcóolicas atua de forma contrária! Esfriando nosso corpo e favorecendo um quadro de hipotermia. Isso ocorre devido ao efeito vasodilatador do álcool, responsável por facilitar que mais sangue migre para as regiões periféricas do corpo e, assim, fique em maior contato com o ambiente externo. Desse modo, o direcionamento do sangue para essas regiões colabora com o mecanismo de troca de calor, que nesse caso se dá por convecção. Nessa situação, considerando que a temperatura corporal é superior à do ambiente, correntes de ar irão passar pela superfície do corpo retirando calor e transferindo-o para o ambiente na tentativa de igualar as temperaturas. Logo, o nosso corpo irá perder calor, resfriando-se.
Diante disso, principalmente em dias muito frios, é necessário estar aquecido com roupas adequadas ou cobertores a fim de se reduzir essa perda de calor. Então, lembre-se disso quando pensar em tomar um vinho ou uma cervejinha com os amigos…
Referências:
HALL, John E.. Regulação da Temperatura Corporal e Febre. In: HALL, John E.. Guyton e Hall Tratado de Fisiologia Médica. 13. ed. Rio de Janeiro: Elsevier Editora Ltda, 2017. Cap. 74. p. 1831-1832
NASCIMENTO, Daniel. Bebidas alcoólicas podem aquecer o corpo em dias frios? 2016. Disponível em: https://br.blastingnews.com/ciencia-saude/2016/07/bebidas-alcoolicas-podem-aquecer-o-corpo-em-dias-frios-001022131.html. Acesso em: 15 dez. 2020.