Anatomia por aí #1: Pais e Filhos, Ivan Turguêniev

A Anatomia Humana está presente em praticamente tudo – cinema, literatura, religião, etc., mesmo onde se menos imagina. Certo, isto pode parecer uma exaltação dispensável por parte de um profissional da área, mas vejamos aqui um módico exemplo presente na literatura russa de meados do século XIX, ainda nos tempos dos czares.

Em pais e filhos, o personagem Bazárov, um médico niilista e avesso às convenções e ritos da época é desafiado por Pável Petróvitch, aristocrata que já prestara serviço ao exército russo. Ora, essa contenda envolvia mais do que simples desavenças de opinião, mas certamente visões de mundo imiscíveis, assim como uma ocorrência amorosa. Não cabe aqui entrar em outros detalhes mas é interessante dizer que o autor, Ivan Turguêniev, descreve-os sem aquele maniqueísmo contumaz que se observa em muitas histórias do tipo. O leitor parece observar atônito tal cena sem necessariamente torcer por algum desfecho.

Mas e Anatomia nisso tudo, cara-pálida? Bem, após quase ter sido alvejado em sua cabeça, Bazárov, ainda que fortuitamente, acerta a coxa de seu adversário com um projétil. Como se tratava de um duelo de gentlemen, a disputa encerrou-se prontamente. Em seguida, o médico examina Pável, tendo identificado que o osso da região (obviamente o fêmur) estava “inteiro” e que a bala penetrara superficialmente o vastus externus.

Ora, é nítido que estamos falando aqui do músculo vasto lateral da coxa, o qual é irrigado pelas artérias circunflexa femoral lateral e femoral profunda. Aparentemente, o tradutor não soube utilizar a terminologia anatômica de forma adequada. Ah! E é importante recordar que, por exemplo, o termo latino vastus lateralis é um termo aceito para profissionais da língua inglesa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s