O que é e como funciona o Registro Brasileiro de Gêmeos?

   Em contato com o Prof Vinícius Cunha Oliveira, um amigo de longa data, resolvi buscar informações sobre o Registro Brasileiro de Gêmeos (RBG). Aqui, ele dá detalhes sobre o projeto de pesquisa implementado na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em colaboração com as Universidades de Sydney e de Melbourne, na Austrália.


   O objetivo principal do projeto é estabelecer uma base de dados de gêmeos idênticos e não-idênticos, dispostos a contribuir voluntariamente em pesquisas científicas. Essa base de dados é acessível à comunidade científica no Brasil e no mundo, com a finalidade de contribuir para futuras pesquisas na área da saúde.

   O estudo é baseado no fato de que gêmeos monozigóticos (idênticos) compartilham todos os seus genes e gêmeos dizigóticos (não-idênticos) compartilham, em média, a metade dos seus. Isso torna a pesquisa com gêmeos importante para a investigação de fatores genéticos e ambientais no desenvolvimento de condições de saúde e traços comportamentais, sem necessidade de amostras exageradamente grandes.

gêmeos

   Pode participar do projeto gêmeos de todas as idades, independentemente da região brasileira onde reside para responder um questionário de dados demográficos, sociais e de saúde. As informações coletadas ficam disponíveis para a realização de pesquisas científicas, e os gêmeos poderão ser convidados a participar de novas pesquisas.

   O RBG integra a Rede Internacional de Registros de Gêmeos (International Network of Twin Registries) com representatividade em 20 países, rede que apoia a expansão de recursos para os registros de gêmeos pelo mundo com a intenção de criar uma inovadora rede científica para o avanço do conhecimento. O projeto consolida parcerias internacionais e enriquecedoras, trazendo grande visibilidade às universidades brasileiras envolvidas. Os resultados obtidos colaboraram para o conhecimento científico e ajudam os profissionais de saúde a prevenir e tratar condições de saúde prevalentes em toda população brasileira.

ge

   Convidamos os gêmeos a fazer do nosso projeto, caso não seja indique para algum familiar ou conhecido. O cadastramento é bem simples e consiste basicamente em responder um questionário online. Se você tem interesse em participar, acesse o link abaixo e preencha as informações iniciais de cadastro:

http://gemeosbrasil.org/contato/registre-se-agora

Após preencher esse cadastro inicial, enviaremos outro link para o preenchimento do questionário da pesquisa.

Qualquer dúvida fique à vontade para entrar em contato conosco.

Telefone para contato: (38) 3532-1200 (UFVJM)

WhatsApp: (31) 99535-2424

Email: registrobrasileirogemeos@gmail.com

Facebook: Registro Brasileiro de Gêmeos

gem

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s