Etimologia #46: Testículo

Em latim, testiculus refere-se ao diminutivo de testis, ou testemunha. Isto se deve pois, antigamente, povos egípcios, hebraicos e hindus costumavam realizar testemunhos, juramentos ou mesmo promessas segurando-se os testículos do interlocutor.

Alguns autores acreditam que a expressão “puxa-saco” possa ter se originado dessa referência. No entanto, a maioria dos historiadores e etimologias indicam que essa expressão relaciona-se ao cotidiano dos quarteis desde a época colonial, quando os subordinados tinham que carregar sacos de suprimentos para seus superiores.

É de se imaginar que várias outras curiosidades históricas estejam relacionadas às gônadas masculinas. Herófilo, por exemplo, imaginava que os filhos originavam-se dos testículos do lado direito – maior e mais pesado que o testículo do lado esquerdo, daí sua localização mais inferiora.

Referência:

Fernandes, Geraldo José Medeiros. Eponímia: glossário de termos epônimos em Anatomia; Etiologia: dicionário etimológico da nomenclatura anatômica. São Paulo. Plêiade, 1999.

Deixe um comentário