Por dentro das “máquinas anatômicas”

A capela de Sansevero, em Nápoles, abriga obras importantíssimas para o barroco italiano, dentre as quais se destaca Il Disinganno, uma escultura imponente trabalhada em um único bloco de mármore por Francesco Queirolo em meados do século XVIII (1752-1759).

No entanto, o que certamente há de despertar a curiosidade dos amantes da Anatomia são as “máquinas anatômicas”. Trata-se da exposição dos esqueletos articulados de um casal – um homem e uma mulher grávida, dispostos lado a lado e circundados por caixões de vidro. Nesses modelos elaborados pelo anatomista Giuseppe Salerno em 1763 a partir de um pedido do príncipe de Sansevero, o sistema circulatório é apresentado por uma vasta rede de artérias, veias e capilares de diferentes espessuras e cores. Na verdade, foi utilizado fios metálicos, seda e um tipo especial de cera colorida para elaborar a obra, que deve ser entendida como uma “mistura de ciência e arte” (Della Monica et al., 2013).

Visão geral da mão da “máquina anatômica”. Retirado de https://listverse.com/2013/07/25/10-fascinating-medical-curiosities/ em 22/02/2019

Para melhor ilustrar os vasos, vários ossos não se encontram nos esqueletos ou foram serrados. O útero demonstra que a mulher foi ao óbito durante ou logo após o parto, e sua sínfise púbica não pode ser visualizada. Alguns trabalhos avaliaram as peças e observaram a constituição e detalhamento dos grandes vasos da base e da região coronária (Della Monica et al., 2013; Peters & Dacome, 2008), demonstrando diversas anomalias cardiovasculares nessas “máquinas”.

Curiosamente, aos pés do esqueleto da mulher havia um feto preservado com placenta e seu cordão umbilical o qual foi, infelizmente, furtado na década de 90…

Dr. Bento J Abreu

Editor do site, professor, pesquisador e interessado em assuntos atuais

Referência:

Della Monica M, Galzerano D, Di Michele S, Acquaviva F, Gregorio G, Lonardo F, Sguazzo F, Scarano F, Lama D, Scarano G. Science, art, and mistery in the statues and in the anatomical machines of the prince of sansevero: the masterpieces of the “Sansevero Chapel”. Am J Med Genet A. 2013 Nov; 161A (11):2920-9.

Peters R, Dacome L. 2008. Fabricating the body: The anatomical machines of the Prince of Sansevero. In: Greene V, editor. Objects specialty group postprints, vol. 14, 2007. Washington: Objects specialty group of the AIC.161–177.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s